Chamadas abusivas caem 55% após ação em telemarketing,diz Anatel

O volume de chamadas telefônicas de curta duração sofreu uma redução de 55% após a intervenção da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que em junho implementou uma série de medidas para combater o telemarketing abusivo e o uso de robocalls.
O número dessas chamadas curtas diminuiu de 1,21 bilhão registrado na semana em que a cautelar foi publicada para cerca de 550 milhões na semana de 10 a 16 de julho, conforme aponta um relatório parcial divulgado pela Anatel.

Na decisão de junho, a agência determinou que as empresas tomassem providências em 15 dias para interromper a sobrecarga de chamadas aos consumidores sem uma comunicação efetiva.
Após esse período, as prestadoras de serviço deveriam bloquear as chamadas, por um período de 15 dias, das empresas que realizassem 100 mil chamadas ou mais, em pelo menos um dia, com duração de até 3 segundos.

De acordo com a Anatel, após o período de adaptação, 186 usuários tiveram seus recursos de telecomunicações bloqueados por 15 dias por ultrapassarem o limite de 100 mil chamadas curtas diárias.
Esses usuários, em conjunto, efetuaram cerca de 4,2 bilhões de chamadas curtas durante o período.
A agência também informou que as principais infratoras são empresas que fornecem infraestrutura de telecomunicações para centrais de atendimento, empresas de serviços especializados de teleatendimento, telemarketing e cobrança, empresas de telecomunicações e instituições financeiras (bancos, empresas de crédito e cobrança/escritórios de advocacia).

Na quinta-feira (4), o Conselho da Anatel determinou que a área técnica do órgão estude a possibilidade de criar um código específico para chamadas de cobrança, similar ao código 0303 usado para o telemarketing.