Universo Karnal investiga as diversas faces comportamento infiel

Traição, deslealdade, falta de precisão. Estes são apenas alguns dos significados da palavra “infidelidade” encontrados no dicionário.
A compreensão e interpretação desse conceito podem variar de pessoa para pessoa. No entanto, o sentimento geralmente evocado é o mesmo: a raiva.
Para a maioria das pessoas, a infidelidade significa trair alguém enquanto se está em um relacionamento monogâmico. Mas será que se limita a isso? Existem situações em que a infidelidade é aceitável?
Para explorar esse assunto, o Universo Karnal investiga as diversas facetas do comportamento infiel, que vão muito além do adultério conjugal. O professor, historiador e escritor Leandro Karnal conversa com especialistas em saúde mental, marketing e até mesmo com bombeiros para explicar as diferentes nuances da fidelidade.

Mentiras, alianças contra o parceiro, ausência e indiferença, perda de interesse sexual, desrespeito, egoísmo, injustiça e quebra de promessas são alguns dos comportamentos relacionados à falta de fidelidade. Segundo a psicóloga clínica Eda Fagundes, a fidelidade é uma construção cultural de uma característica que permanece intacta: nosso medo da rejeição.
“Hoje, em um mundo tão moderno em tantos aspectos, no que diz respeito à paixão, ao ciúmes, ao controle no campo dos relacionamentos amorosos, os conceitos e as emoções não evoluíram tanto”, afirma Eda.
De acordo com a especialista, é comum atender pessoas que têm queixas de relacionamento relacionadas ao ciúmes e ao controle excessivo do parceiro.

“O medo do abandono, o medo da rejeição, é muito forte no ser humano. Dentro de um relacionamento conjugal, que não é um amor incondicional, como o amor entre pais, mães e filhos, pode-se efetivamente perder o amor daquela pessoa. Assim, a fidelidade se torna um valor muito importante, como se garantisse o amor do outro por mim, o que é uma ilusão completa”, diz Eda.
Fidelização do cliente
Ana Couto, mestre em Comunicação Visual no Pratt Institute de Nova York e uma das principais especialistas em branding do Brasil, explica o que as marcas têm feito para evitar que clientes fiéis “pulem a cerca”.
“O grande desafio hoje é como conectar as pessoas às marcas. Existem tantos produtos no mundo, tantos serviços, e a competição está cada vez mais acirrada”, afirma.

Segundo Ana, a fidelização do cliente é um dos princípios fundamentais de qualquer negócio. Nessa relação, ela destaca a importância de entender o que fez os primeiros consumidores se tornarem fiéis às marcas.
“É preciso compreender o que estava presente desde o início que criou um público fiel à marca, aqueles consumidores que se identificam totalmente com a marca e a defendem nos momentos difíceis”, enfatiza.
Cães são companheiros fiéis?

Desde a infância, aprendemos que “o cão é o melhor amigo do homem”. Será que os cachorros são os verdadeiros companheiros fiéis?
Para descobrir, Karnal se coloca no papel de uma vítima a ser resgatada pelos cães do Corpo de Bombeiros de São Paulo. No local, ele apresenta os trabalhadores dedicados e entusiasmados da equipe de resgate.
O resultado dessa experiência única pode ser conferido no novo episódio do Universo Karnal, disponível no YouTube da CNN Brasil Soft (veja o vídeo completo acima). O programa é exibido pela CNN Brasil aos sábados, às 23h, e aos domingos, às 12h.